sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Escolha tecidos inteligentes e aumente seu rendimento nos esportes

Saiba o que há de novo no mercado em relação à tecnologia dos tecidos e utilize os benefícios para entrar em forma para o verão





A busca por um estilo de vida mais saudável já faz parte da rotina de muita gente (não à toa, mesmo no inverno, as academias e os parques permanecem lotados de quem não abre mão da prática diária de exercícios). Se, há algum tempo, a idéia de enfrentar o frio parecia terrível, hoje ela não assusta mais. E a indústria do vestuário responde por parte da transformação nos hábitos.

Na corrida, os atletas dispõem de peças que mantêm a compressão ideal das pernas, evitando a fadiga muscular. A natação conta com tecidos de alta resistência e durabilidade em reação a produtos químicos, enquanto o ciclismo sai ganhando com trajes que permitem mais liberdade de movimentos.

Em parceria com a Speedo e a Down Brasil, a tecelagem Santaconstancia criou o Acquos, tecido construído com a fibra Dow XLA ou poliolefina modificada destinado à prática de esportes aquáticos. O material não reage física e quimicamente com o cloro, bronzeadores, protetores solares e outros produtos químicos, suportando o ritmo contínuo dos treinos e inúmeras lavagens sem que a danificar a peça. Além disso, ele é mais leve que os tecidos tradicionais e tem rápida secagem, o que favorece o conforto térmico do atleta.

A elasticidade também se destaca, proporcionando o chamado efeito WetFit, ou seja, o ajuste da peça ao corpo, moldando-o sem comprimir excessivamente, principalmente quando molhado.

Já a Speedo desenvolveu uma linha de produtos chamada XDSKIN, produzida em modelagem anatômica, costuras flatseam (que minimizam a ocorrência de rasgos) e voltada aos praticantes de triatlhon. Há também novos tecidos cujos moldes são cortados a laser e as partes fusionadas em equipamentos especiais que realizam a selagem através da aplicação simultânea de pressão e calor. O efeito de compressão, associado ao processo de selagem , é uma combinação perfeita para aqueles que buscam desempenho e conforto. O tecido é ideal para esportes de alta performance, sendo muito utilizado na confecção de maiôs, macaquinhos, sungas, bermudas, leggings e tops.



Como escolher peças inteligentes- Procure por peças que facilitam a evaporação do suor
- Já existem roupas que protegem a pele de raios solares
- Pergunte se o tecido é antibacteriano e antifúngico, pois estes microorganismo diminuem a proliferação de microorganismos que gostam de ambientes quentes e úmidos, causando mau cheiro após a prática do exercício
- Usar uma meia simples de algodão é considerado um dos erros mais comuns entre os esportistas, já que o tecido retém a umidade e aumenta a probabilidade de infecções. É recomendado o uso de meias feitas de combinações de materiais que são geralmente mais finos que algodão e podem ser mais confortáveis para quem tem pés mais sensíveis. Experimente as de compressão (úteis para problemas de inchaço), de amortecimento (com gel na sola) e meias médicas especiais (que liberam desinfetantes anti-fungos e anti-bactérias).

Teste da Camiseta Inteligente

O CEMAFE (Centro de Medicina da Atividade Física do Esporte), em parceria com tecelagem Santaconstancia, realizou recentemente o iShirt Test, também conhecido como Teste da Camiseta Inteligente. O objetivo do trabalho foi avaliar o tecido mais adequado para a prática de atividades de alta performance.

O teste evidenciou a diferença de temperatura do corpo, durante e após a corrida, resultado os atributos do tecido na troca térmica como: efeito colante, absorção do suor e a velocidade de secagem das camisetas.

O algodão, por exemplo, apesar do toque agradável, tem fibras que encharcaram facilmente e demoraram a secar, prejudicando o desempenho do atleta, por causa de possíveis calafrios. Assim, o corpo precisa gerar mais energia para aquecer o organismo e manter o equilíbrio térmico (por volta dos 32o C). Já o polièster apresentou baixa absorção de umidade, deixando a camiseta e o microclima quentes e desconfortáveis, o que também altera o comportamento fisiológico do corpo, diminuindo a performance.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário